Cuidar da saúde em viagens é uma atitude inteligente

 In Dicas

Cuidar da alimentação é o primeiro passo para evitar imprevistos fisiológicos

Problemas com o tempo de voo, alimentação e hidratação do corpo precisam de atenção durante viagens pois, ao estarmos em um lugar diferente, desconhecemos a origem dos alimentos. Cuidar desses detalhes é uma maneira de evitar desconfortos. Conhecer os costumes, temperos e cultura da região também pode ajudar.

Para evitar imprevistos que possam estragar sua viagem, reunimos algumas dicas que podem te ajudar.

cuidarCuidar da saúde é prevenir incômodos desnecessários

Antes de Embarcar

Antes de viajar, é preciso ter certeza de que está tudo bem com a sua saúde, certo? Comece tornando o check-up médico uma ação preventiva pra sua vida; principalmente se você faz algum tipo de tratamento. Neste caso, falar com seu médico e pedir orientações específicas pode ser interessante.

Pesquise sobre o local de destino da viagem e procure saber se é preciso tomar alguma vacina. A imunização em algumas situação é pré-requisito inclusive para o embarque. Tenha sempre na bolsa um pequeno kit de remédios e primeiros socorros. Alguns países não vendem os mesmos remédios e, de modo geral, é preciso de receita para a compra de medicamentos.

Outro ponto importante, se você usa óculos de grau, leve um reserva (se possível)!

Cuidados no Translado

Além dos cuidados que precisamos tomar ao estarmos por muito tempo em uma cidade ou país diferente, também precisamos nos cuidar durante o voo. Quando a duração é longa pode gerar tensão e cansaço no corpo. Por isso, evite ficar o voo todo sentado. Pratique alguns exercícios simples como caminhar pelo corredor, alongar-se sempre que possível e manter a movimentação das articulações.

Ortopedistas afirmam que mulheres que tomam anticoncepcionais, fumantes, cardiopatas e portadores de doenças vasculares precisam redobrar os cuidados.

Caso você tenha alguma predisposição a trombose, uma viagem com mais de 6 horas não é indicada. Se for inevitável, converse com seu médico para que ele passe os cuidados específicos.

Além disso, verifique se há recomendações para uso de medicação para aliviar sintomas desconfortantes. Ah! E procure usar roupas e calçados confortáveis!

Alimente-se corretamente

Quando viajamos, sempre ficamos ansiosos para conhecer a culinária local, mas precisamos ir com calma e moderação. Seu organismo pode reagir de maneira negativa por não estar acostumado com um determinado tipo de comida ou tempero. Isso pode até estragar a viagem…

Saber um pouco sobre a cultura local, tradições e comidas típicas ajuda a chegar mais inteirado e evitar surpresas indesejadas. Aproveitar as comidas típicas, com moderação, para que seu organismo não se assuste com tantas peculiaridades gastronômicas é a melhor maneira de curtir e experimentar as novidades.

Cuidar da Hidratação

Durante um passeio e outro, é natural que a adrenalina esteja tão alta com todas as novidades, que acabamos esquecendo de nos hidratar. Lembre-se que existem muitas maneiras para isso. Água, chás, sucos, água de coco, água aromatizada, isotônicos e, até um sorvete de frutas pode te ajudar com isso. O importante é manter o corpo hidratado. Assim, aumenta sua resistência para continuar os passeios, com a pressão sanguínea sob controle.

Recent Posts
produtividadecasamento