Marketing Pessoal: Como identificar as forças e oportunidades

 In Dicas, Negócios

As estratégias de marketing pessoal em alguns pontos se parece com as do marketing corporativo, com a vantagem da autonomia e do viés mais particular

A comunicação é a chave. Se comunicar bem é um caminho para o sucesso na vida e nas relações humanas. Investir na qualidade da sua comunicação com coerência e posicionamento é uma estratégia inteligente de marketing pessoal, que vai te trazer resultado com seu público.

A ideia não é agradar a todos. Muito pelo contrário. Aqui é preciso entender que ter identidade te segmenta. A personalidade no Marketing Pessoal é algo que gera identificação com o público.

Como você se enxerga & Como o outro te vê

Antes de pensar sobre o que estão pensando de você é preciso saber como você se enxerga e se posiciona. A imagem que você quer passar é a sua identidade.

Assim começa a percepção de valor e, consequentemente a diferença entre valor e preço. Quanto vale o seu tempo? Quanto vale o que você investiu em você? Quanto vale o seu conhecimento? Tudo o que você tem pra oferecer para o seu público ou para empresa onde você trabalha agrega valor ao que é entregue. Esse valor precisa estar claro pra você! É uma via de mão dupla.

Marketing PessoalConsciente disso vem o próximo passo. Saber que o que a sua persona, o teu público está precisando ou espera do seu conteúdo, do seu produto ou serviço. Começamos assim a construir uma comunicação com dialogo, como já foi dito, em uma via de mão dupla que vai desencadear em um relacionamento.

Como o outro te vê tem uma relação muito próxima em como ele se enxerga. É o famoso efeito espelho. É esse olhar que desperta a identificação e é a identificação que aproxima marcas de consumidores.

As estratégias usadas diante do seu autoconhecimento vão provocar essa identificação de como o outro te vê, sem que você deva se preocupar tanto com isso. Afinal, com uma pesquisa pautada na estratégia da empatia te fará identificar o que o seu publico espera. De modo geral, o marketing pessoal foca na verdade. É isso que vai atrair e te trazer um diferencial.

O que você diz & o que o outro ouve

Para que você consiga comunicar sua marca pessoal a primeira coisa que você precisa fazer é se colocar no lugar do seu cliente. Empatia!

A fronteira da comunicação rompeu barreiras demográficas, por isso conhecer sua persona vai muito além de saber sexo, idade e região. A superficialidade desengaja.

A comunicação digital gera engajamento a partir da identificação com a comunidade. Conhecer os atributos do seu público, comportamentos, dores e necessidades é o que vai direcionar suas ações.

07Forças e Oportunidades

Encarar os desafios com coragem, rever conceitos, sem medo de errar e entender quando é preciso corrigir faz parte dos processos do marketing pessoal.

  • Defina o seu propósito
  • Comece de algum lugar
  • Busque novas metodologias
  • Supere o medo de expor suas ideias
  • Teste, arrisque e faça uma análise do que gerou mais engajamento

Não há mágica ou bola de cristal, o que existem são ferramentas para identificar as demandas, as necessidades do seu cliente, da sua persona. Faça cursos, assista palestras, workshops. Procure formas de se atualizar e profissionalizar seu trabalho.

As ferramentas podem ser as mesmas, mas a forma de comunicar será diferente porque as pessoas são diferentes. Um fotógrafo, um dentista, uma esteticista, uma médica, um advogado, um empresário, gestor, CEO. As referências de um não caberão para o outro, porque a dor é diferente, assim como os fatores externos, os influencers e as personas.

Acredite no seu trabalho para que os outros possam acreditar! Demonstre credibilidade na sua comunicação com o arquétipo que representa você ou a sua marca!

“Onde existe o tradicional existe a oportunidade para quem quer fazer diferente.” Raissa Kist – Herself

Recent Posts
sauna