Desenvolvimento Infantil: a importância da rotina para crianças

 In Dicas

Especialistas afirmam que a rotina para crianças influencia nos fatores de desenvolvimento social e emocional que por sua vez refletem no desempenho escolar

O período de férias é motivo de descanso, passeio e quebra de rotina. A falta de rotina para crianças nas férias pode ser um problema no momento de volta as aulas.

Tentar manter uma rotina mínima sobre a hora de dormir e acordar, os horários das refeições e as brincadeiras com o uso de equipamento eletrônico, momentos na TV e diversão fora de casa é essencial, já que o momento de ‘estudar’ ou da ‘lição de casa’ estará fora da rotina.

Saber flexibilizar a rotina faz parte do aprendizado. A rotina vai muito além de algo mecânico ou repetitivo. Quando se fala em rotina para crianças tem a ver com estabelecer limites, ensinar a entender regras e segui-las. Até mesmo para transgredir regras é preciso aprender sobre limites. Se aprende sobre limites tendo rotina.

A rotina ensina, desde a primeira infância, parâmetros de respeito, limites do corpo e de relacionamento social. Desenvolvimento psicoemocional e cognitivo também!

Manter uma rotina, principalmente no período de férias é difícil, mas é possível.

rotina para criançasBenefícios da Rotina para Crianças

Dentre os tantos aspectos que seguir uma rotina influencia positivamente na vida de uma criança estão quesitos de saúde mental, que a psicologia e a psicopedagogia explicam sobre o desenvolvimento e o aprendizado.

Na primeira infância, por exemplo, a criança só vai entender a importância de hábitos de higiene pessoal se aquilo for uma rotina. Em outras palavras, ela só vai entender que precisa tomar banho e escovar os dentes todos os dias quando aquilo fizer sentido pra ela. A rotina traz esse sentido. Pode parecer bobo, mas aquela “birra” que a criança faz por não querer tomar banho pode ser evitada com uma rotina. Se há um ‘combinado’ sobre, por exemplo, o horário do banho ser logo após chegar da escola, isso se torna um hábito, sem confusão.

É preciso ter cuidado e critério. Prestar atenção para não cobrar mais maturidade do que a criança está pronta para dar. Psicopedagogos defendem a rotina para crianças como um dos pontos que podem auxiliar no aprendizado.

Entre os principais benefícios que estabelecer uma rotina para crianças traz, estão:

  • A melhora do foco
  • A redução dos níveis de ansiedade
  • O desenvolvimento da função cognitiva
  • O despertar da segurança e da autoestima
  • O estimulo da independência e da autonomia
  • Uma melhor relação de entendimento de limites

Rotina para Crianças em Casa

Saber os horários em que as coisas acontecem na casa faz parte de uma rotina que diminui a ansiedade nas crianças.

Ter um calendário com as atividades é uma boa dica. O apelo visual do calendário, principalmente para crianças na primeira infância, ajuda a despertar um senso de responsabilidade e compromissos assumidos.

Estabelecer funções e ensinar a colaboração nas tarefas domésticas faz parte de uma rotina que educa para a vida. Arrumar a cama logo após acordar, manter o quarto arrumado, guardar os brinquedos. Arrumar a mochila para escola, colocar a roupa suja no cesto, estender a toalha. Tirar o prato da mesa após comer e colocar na pia… São pequenos gestos que, ensinados passam a fazer parte de uma rotina saudável. Tudo feito, claro, de acordo com a faixa etária. Não dá para querer que uma criança de cinco anos lave a louça, mas um jovem de 15 sim.

Nas férias, manter essas pequenas rotinas ajudam nesse desenvolvimento psicossocial que os especialistas apontam como parte do amadurecimento psicoemocional da criança e do jovem. Essas pequenas ações despertam o senso colaborativo, a autoestima e confiança. São questões subliminares do aprendizado.

rotina para criançasRotina para Crianças em Viagem

Fora de casa é um pouco diferente, mas não é difícil manter pequenos hábitos. Talvez o horário seja o ponto mais complicado, mas como já foi dito, saber flexibilizar faz parte desse processo de aprendizado.

Então, mesmo que você esteja em um hotel, é possível estender a toalha e não deixar a roupa suja jogada no chão, correto? Isso é um hábito que se aprende com rotina. E é uma rotina válida para se praticar até mesmo quando se está fora de casa. Assim como manter o quarto arrumado e deixar os brinquedos junto é um ponto que vai ajudar a não esquecer nada ou deixar coisa pra trás. Principalmente em viagens com múltiplos destinos.

A alimentação é um ponto que pega quando se está viajando. Tentar manter uma rotina de horário das refeições, até por uma questão de saúde, é válido. Lembrando sempre que flexibilizar faz parte do aprendizado do que é cotidiano e do que foge à regra.

A rotina depois de interiorizada pode se tornar leve e automática, sem que seja necessariamente maçante e mecânica.

Recent Posts
fériasMarketing Pessoal