Sauna: Os benefícios para saúde, cuidados e restrições RASCUNHO

 In Dicas

São tantos os benefícios da sauna que dá até vontade de ter uma em casa. Mas é preciso ter atenção porque existem também restrições… Ou melhor, alguns cuidados que é importante estar atento

Quem gosta de um bom banho de sauna se prepara… É quase um ritual. A sauna foi descoberta pelo povo nômade finlandês há cerca de 9 mil anos. Quase que como um acaso, ao despejar água em algumas rochas aquecidas dentro de uma sala fechada perceberam o poder relaxante daquele calor que se formava do vapor que subia das pedras.

De acordo com algumas histórias, foram os turcos que popularizaram o banho de sauna, divulgando seus poderes terapêuticos. Alguns chamam de banho turco, outros de banho finlandês. Aqui vamos chamar de sauna mesmo.

Desde então, o uso das saunas tem se tornado cada vez mais frequente em spas, casas de relaxamento e em diversos tratamentos terapêuticos complementares.

O aroma mais comum usado é o eucalipto, mas outros óleos essenciais com efeitos terapêuticos podem ser usados, inclusive na forma in natura. Além de personalizar o ambiente, contribui com outros benefícios fitoterápicos.

A ducha na sauna ou bem próxima a ela é fundamental para finalizar o processo de relaxamento e limpeza. Hoje em dia existem diversos tipos de sauna, como a sauna com luz infravermelha e até mesmo portáteis, mas aqui vamos citar as três mais tradicionais e comuns no mercado, tanto residencial quanto comercial.

Os equipamentos que fazem “a mágica acontecer” costumam ser instalados na área externa por questão de segurança. Quando há elementos expostos, o cuidado é redobrado quanto ao risco de queimaduras.

Sauna Seca

A temperatura da sauna seca chega até 80º e não libera vapor. A sensação térmica é mais quente que a sauna úmida. Com baixa umidade, sendo esta de até 25%, provoca suor mas a sensação de ‘molhado’ é quase imperceptível.

Costuma ser de madeira e o aquecimento é com o uso de um forno, podendo ser elétrico, a gás ou a lenha.

No I Am Design Hotel + Residence entre os serviços disponibilizados para nossos hóspedes está a sauna seca.

sauna

Sauna Semiúmida

A sauna semiúmida é feita como uma sauna seca mas é colocado uma espécie de umidificador para amenizar a temperatura; sem a sensação de molhado e todo o vapor da sauna úmida. Neste caso a temperatura costuma chegar no máximo a 70º. Os componentes costumam vir montados da fábrica.

Sauna Úmida

A sauna a vapor ou úmida alcança uma temperatura máxima de 60°C. A sensação de suor é maior que na sauna seca porque o vapor d’água se mistura com o suor e aumenta a sensação de molhado, mas não significa que ela é mais quente, muito pelo contrário.

A sauna úmida exige um revestimento que, além de ser resistente a temperatura não deteriore com a umidade. Por isso costuma ter uma mistura de materiais como o uso do piso frio ou parte do revestimento em pedra.

Devido o vapor o teto da sauna úmida deve ser inclinado para que não fique pingando em cima das pessoas. São detalhes que, na hora de usar, fazem toda a diferença.

Benefício para Saúde

A sauna pode ser usada como tratamento complementar de algumas enfermidades ou doenças crônicas. Auxilia ainda em questões estéticas, físicas, terapêuticas e até mesmo psíquicas.

Até precisar de medicação ou intervenção médica, a manutenção da saúde do corpo e da mente humana tem muitas alternativas. Cada vez mais pesquisas comprovam a eficácia de formas naturais com ações preventivas que auxiliam no fortalecimento imunológico do corpo humano. Porém, isso não descarta uma consulta ao especialista.

Dito isso, vamos levantar uma série de benefícios que a sauna, seca, semiúmida ou úmida, podem proporcionar para a saúde do corpo de da mente.

  • Melhora a Libido
  • Liberação de Toxinas
  • Alivio da tensão muscular
  • Limpeza profunda da pele
  • Sensação de prazer e leveza
  • Diminui a oleosidade da pele
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Melhora a flexibilidade do corpo
  • Atua preventivamente na flacidez
  • Diminui a fadiga e aumenta a disposição
  • Contribui para a desintoxicação do organismo
  • Libera endorfina consequentemente melhora o humor
  • Contribui na diminuição do risco de doenças neurodegenerativas
  • Potencializa a recuperação de lesões como  artrite e dores musculares
  • Profundo relaxamento do corpo que contribui para melhorar a qualidade do sono e a insônia
  • Atua na desobstrução das vias respiratória, melhorando crises de asma, bronquite, gripes e sinusite

saunaNão se recomenda fazer atividade física em saunas. Devido o alto poder relaxante, tentar fazer exercícios dentro da sauna pode ser prejudicial e ter consequências negativas. Há risco de falta de ar, queda de pressão ou pico de pressão e até mesmo infarto. Porém, após o treino a sauna atua como uma verdadeira ‘senhora da limpeza’, deixando os músculos relaxados e o corpo mais ativo.

Restrições e Cuidados

Apesar de todos esses benefícios, nem tudo são flores. É preciso ter cuidado e atenção em algumas situações. Por exemplo, saunas não são recomendadas para mulheres grávidas.

Em casos de estar tomando alguma medicação, o ideal é consultar o médico para saber se existe alguma restrição.

Crianças só acompanhadas. Pessoas diabéticas, com pressão baixa ou problemas cardíacos precisam estar atentas a qualquer sintoma estranho ou mal estar. De preferência nunca ir sozinhas.

Manter-se hidratado é a grande dica. Durante um banho assim, o corpo desidrata. Logo, pode ocorrer mal estar, fadiga e o que era pra ser algo para repor as energias, desintoxicar e trazer relaxamento, vira um transtorno.

Atenção
  • Sauna não emagrece
  • A falta d’água, ou seja, a desidratação pode provocar disritmia cardíaca
  • Sauna não cura nada, apenas contribui para melhorar algumas questões do corpo
  • Quem tem problemas cardíacos deve ter cuidado redobrado pois potencializa a circulação do sangue
  • Muito cuidado com os choques-térmicos – se sua resistência estiver baixa, deixe a sauna para outro momento
Recent Posts
Marketing PessoalHolambra